Festival de Tiradentes: 60 atrações para celebrar a gastronomia brasileira

A cidade mineira reúne palestras, jantares, debates, aulas show e apresentações artísticas de 23 de agosto a 1º de setembro, com a presença de chefs nacionais e internacionais

Ana Lucia Silva , iG São Paulo |

Getty Images
Tiradentes: ruas e casas históricas com cheirinho de comida boa esquentando no fogão



O Festival de Cultura e Gastronomia  de Tiradentes chega a 16ª edição reunindo 60 palestras, debates, cursos, workshops, apresentações artísticas e degustações gratuitas na cidade mineira a 200 km de Belo Horizonte. O evento acontece de 23 de agosto a 1º de setembro e espera receber 35 mil pessoas. 

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal são os estados homenageados do ano. Os destinos fizeram parte da expedição organizada pelo festival que visita e pesquisa as cozinhas regionais. "O resultado será publicado em um livro e o material coletado é usado como base do festival", explica Rodrigo Ferraz, diretor-geral do evento.

Nos dias 23 e 24 de agosto, as cidades serão celebradas nos festins, menus criados por nove chefs brasileiros que vão mesclar influências de dois estados por vez. Celso Freire (Zea Mais, Paraná), Tereza Paim (Casa de Tereza, Salvador), Ariani Maluf (Mahalo, Curitiba), Benny Novak (Ici Bistro, São Paulo), Willian Chen Yen (Brasília) e Carla Tellini (Bah, Porto Alegre) são os responsáveis. 

O evento vai contar também com chefs internacionais vindos do México (Bruno Oteiza e Gerard Bellver), Colômbia (Juan Manuel), Argentina (Fernanda Rivarola) e Equador (Maurício Acuña) para os festins com o tema latino-americano nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Além disso, 40 restaurantes da cidade que vão oferecer ao público cardápios especiais. A programação inclui ainda feira de de produtores mineiros, aulas show e 84 apresentações artísticas.

Leia mais: Conheça mais a gastronomia mineira

Leia mais: Queijos mineiro sem fronteiras

Leia tudo sobre: Festival de TiradentesMinas Gerais

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG