Transforme seu iogurte normal em grego

Por Ana Lucia Silva , iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

A diferença está toda na cremosidade. Os segredos e truques quem conta é a chef Mariana Fonseca, do Myk, que trouxe a receita direto da Grécia para o restaurante no Brasil

Deixe seu iogurte mais gostoso e cremoso
Getty Images
Deixe seu iogurte mais gostoso e cremoso

Cremosidade e leveza são as duas características que fazem toda a diferença quando o assunto é iogurte. São elas que separam o iogurte comum da febre do momento, o iogurte grego.

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

E esse nome não é apenas uma escolha ao acaso. Os gregos são loucos por iogurte. Eles consomem o produto salgado ou doce, no café da manhã, na saladinha, no prato principal e também na sobremesa.

"A diferença está no processo, como ele é feito para atingir a consistência cremosa e leve. Os industrializados são próximos ao original, mas não é a mesma coisa", compara a chef Mariana Camargo Fonseca, do restaurante grego Myk. "O segredo é mexer bastante durante todo o processo para colocar ar na massa", explica.

A chef morou nas ilhas gregas e aprendeu direitinho a fórmula do sucesso. E ela conta para gente. Pegue seu leite integral (de ótima qualidade e com mais gordura), o mais fresquinho que encontrar e siga as instruções:

- Ferva o leite e espere baixar a temperatura. O ideal é esperar até você conseguir aguentar a temperatura com a mão, mas ele ainda se mantiver quente.

- Hora de acrescentar os lactobacilos ou, para facilitar, iogurte comum. A matemática é simples: 1 litro de leite para 1 pote de iogurte integral natural.

- Deixe coalhar de 6 a 8 horas em um recipiente tampado e em local fresco. De pouco em pouco, mexa. É isso que faz a diferença.

- Escorra o iogurte com a ajuda de um pano de algodão e retire o soro. Misture a massa com o fouet ou um garfo.

- Coloque na geladeira em um recipiente que permita que o excesso de soro pingue. Mexa de vez em quando. Se não mexer, o resultado será mais parecido com uma coalhada seca.

- Deixe na geladeira de um dia para o outro para ganhar consistência. Na hora que retirar, mexa novamente.

O resultado é um iogurte mais concentrado, cremoso e consistente. "Em termos nutricionais o iogurte grego é igual ao normal. Não tem mais gordura. É só uma questão de paladar", explica Jaqueline Bernardini, consultora em personal diet. O iogurte faz bem para o intestino, melhora a saciedade, reduz o nível de inflamação do corpo, tem cálcio e é um ótimo aliado das frutas e e cereais. Já comeu o seu hoje?

Anote:
MYK
Rua Peixoto Gomide, 1972, São Paulo
Tel.: 2548-5391

Leia mais: Todas as etapas do naked cake

Leia mais: Conheça oito principais tipos de açúcar

Leia tudo sobre: Iogurte em casaiogurteiogurte grego

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas