Inspirado na feira: pastel gourmet e drinque com cana-de-açúcar

Confira uma releitura da boa e velha dupla pastel com garapa para fazer em casa

Ana Lucia Silva , iG São Paulo

Em meio às frutas e verduras e aos gritos de promoção, sempre tem um item da feira que se destaca: a barraquinha de pastel acompanhada do moço da garapa. O cenário típico de rua ganhou uma nova roupagem em um restaurante na Chácara Santo Antônio, em São Paulo. O A Pastella oferece pastéis com uma proposta gourmet no melhor esquema monte o seu recheio.

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Sandro Aires comanda a casa com a experiência de quem foi sub-chef do Fasano. "A primeira ideia de criar o A Pastella era simples: uma pastelaria que oferecesse ingredientes diferentes". O pastel gourmet nasceu aí com sugestões do chef, que incluem alcachofra, salmão, funghi e tomate seco. E o que não falta é recheio!

O iG Receitas perguntou alguns dos segredinhos do pastel e Sandro aceitou o convite de mostrar passo a passo como fazer uma receita caprichada, usando abobrinha, gorgonzola e peito de peru. Para acompanhar a sommelière Yasmin Yonashiro, criou uma releitura da garapa em versão drinque. Confira:

Aprenda com o chef Sandro Aires a fazer pastel gourmet de peito de peru com gorgonzola e abobrinha e um drinque inspirado na tradicional garapa. Foto: Edu CesarA massa você pode encontrar pronta e em um preço acessível, que facilita muito o preparo. Para  cada pastel, corte um pedaço de massa de 18cm de altura por 22cm de comprimento. Foto: Edu CesarRecheio para 2 porções: 1 xícara (chá) de peito de peru, 1 abobrinha, 1 colher (sopa) de cebola, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 xícara (chá) de gorgonzola. Foto: Edu CesarPique a cebola em quadradinhos. Foto: Edu CesarDivida a abobrinha ao meio pelo comprimento e divida em dois novamente. Retire as sementes. Foto: Edu CesarCorte em tiras e depois faça  cubos médios com a abobrinha. Foto: Edu CesarEm uma panela aquecida, coloque o azeite. Foto: Edu CesarJunte a cebola picadinha. Foto: Edu CesarColoque a abobrinha e deixe cozinhar por 5 minutos. Foto: Edu CesarAcerte o sal e deixe cozinhar até ficar al dente. Foto: Edu CesarAbra a massa de pastel e coloque uma camada de gorgonzola picado bem no centro. Foto: Edu CesarAdicione uma camada de peito de peru picadinho por cima. Foto: Edu CesarColoque a abobrinha já pronta. Foto: Edu CesarCapriche no recheio, isso vai fazer toda a diferença. Foto: Edu CesarDobre a massa, fechando o pastel. Passe a carretilha para dar acabamento e evitar que o pastel se abra. Você também pode usar um garfo, é só ir apertando. Foto: Edu CesarAqueça o óleo a 170ºC. Quer testar? Jogue um pedacinho de massa, se flutuar é o indicativo de que o óleo está bem quente. Foto: Edu CesarColoque o pastel com a ajuda de uma escumadeira. Foto: Edu CesarVire o pastel para deixar um dourado uniforme. Cuidado para não agitar muito a gordura, pode ser perigoso. Foto: Edu CesarRetire e coloque em um papel-absorvente para enxugar o excesso de gordura. Foto: Edu CesarSeu pastel gourmet está pronto. Hora de preparar a bebida para acompanhar. Foto: Edu CesarPara o drinque: 90ml de saquê, 90ml de chá verde aromatizado com laranja e gengibre, cana-de-açúcar e gelo. Foto: Edu CesarDescasque a cana-de-açúcar com cuidado. Foto: Edu CesarCorte um palito do miolo da cana. Foto: Edu CesarDeixe os pedaços de cana mergulhados em saquê por 3 horas. Foto: Edu CesarPara montar, coloque o gelo no copo. Foto: Edu CesarJunte a dose de saquê. Foto: Edu CesarFInalize com o chá verde. Nós usamos um chá aromatizado com laranja e gengibre. Foto: Edu CesarColoque a cana de açúca para decorar e para ser consumida depois do drinque. Foto: Edu CesarO drinque levinho criado pela sommelière Yasmin Yonashiro está pronto. A dica é aumentar as quantidades e fazer de jarra para servir para os seus amigos. Foto: Edu CesarAs dicas são do chef Sandro Aires, do A Pastella (Rua Booker Pittman, 179, Chácara Santo Antônio, São Paulo,  tel. 11 5182-0133). Foto: Edu Cesar

Veja mais: Três drinques e um petisco para acompanhar

Leia tudo sobre: feirapastelgarapadrinquesaquêcanolimassa de pastel

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG