20 caipirinhas para se refrescar no verão

Por Ana Lucia Silva , especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

As novidades de 2013 incluem versões tamanho família e misturas de frutas com xaropes

Caipirinha na jarra. Foto: DivulgaçãoCaipirinha de saquê e melancia. Foto: DivulgaçãoCaipirinha três limões. Foto: DivulgaçãoCaipi-mate. Foto: DivulgaçãoCaipirinha Marino. Foto: DivulgaçãoCaipirinha de limão e caju. Foto: DivulgaçãoCaipirinha de arak. Foto: DivulgaçãoCaipirinha Gentille. Foto: DivulgaçãoCaipirinha de mexerica e manjericão. Foto: DivulgaçãoCaipibeato. Foto: Divulgação/Tadeu BrunelliCaipirinha de limão cravo e pimenta rosa. Foto: DivulgaçãoCaipirinha de bergamota. Foto: Divulgação/Tadeu BrunelliCaipirinha Sassaroli. Foto: DivulgaçãoO capim-limão aromatiza a versão de vodca com maracujá e abacaxi. Foto: Gustavo Camilo/DivulgaçãoCaipirinha Venga. Foto: Antonio Rodrigues/DivulgaçãoCaipirinha de carambola. Foto: DivulgaçãoDrinque mulata. Foto: Rodrigo Azevedo/DivulgaçãoCaipirinha do Oriente. Foto: Henrique Peron/Divulgação

Originalmente brasileira, a caipirinha ganha novas versões a cada verão. Em 2013, a moda é pedir a bebida na jarra. "Nós estamos apostando na caipirinha para servir um grupo de pessoas, assim os amigos podem interagir na roda. É uma tendência", explica a chef Karla Keide, do carioca Botequim Informal. "É só manter a receita e aumentar a quantidade", ensina.

No restaurante Beato, as frutas refrescantes, principalmente as cítricas, não podem faltar no complemento da receita tradicional. Além disso, xaropes de tangerina e gengibre marcam o diferencial. "Nós adoçamos as caipirinhas com um xarope preparado com 500g de gengibre ralado e 1 kg de açúcar, que fica cozinhando por 20 minutos. Para o de tangerina, o mesmo processo é feito com a casca da fruta bem lavadinha", explica o barman Bruno de Godoy.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Agora que você já sabe quais são as tedências do verão, confira diversas receitas de caipirinha. Depois é só seguir as dicas dos especialistas: caprichar no corte das frutas, macerar na medida, não exagerar no gelo e escolher ingredientes de qualidade. Mãos à obra!

RECEITAS

CAIPIRONA DE LIMA DA PÉRSIA
CAIPIRINHA DE ABACAXI NA JARRA
CAIPIRINHA DE SAQUÊ E MELANCIA
CAIPIRINHA DE BERGAMOTA
CAIPIRINHA DE CAJU COM LIMÃO

Veja mais: Aprenda a fazer a caipirinha nota dez

CAIPIRINHA DE LIMÃO CRAVO E PIMENTA-ROSA
CAIPIBEATO
CAIPIRINHA DE FRUTAS COM ARAK
CAIPI AMALFI
CAIPIRINHA MARINO

Veja mais: 18 drinques com cachaça

CAIPIRINHA DO ORIENTE
CAIPIRINHA DE LICHIA COM TANGERINA
CAIPIRINHA DE MARACUJÁ, ABACAXI E CAPIM-LIMÃO 
CAIPIRINHA DE CARAMBOLA
CAIPIRINHA VENGA

CAIPIRINHA DE LIMA COM MANJERICÃO
CAIPIMATE
CAIPIRINHA MULATA
CAIPIRINHA TRÊS LIMÕES
CAIPIRINHA DE MEXERICA COM MANJERICÃO

Participe: Se você acha que caipirinha é a cara do verão, vote na enquete da home do iG

Leia tudo sobre: Especial verãocaipirinhadrinque

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas