Tamanho do texto

Se para alguns a ideia é esquisita, para outros o prato é mais tradicional do que peru e farofa

Não é de hoje que lasanha é um clássico das comemorações em família. Em almoços de domingo, aniversário dos tios, reunião na casa da avó, nunca pode faltar a receita de massa com recheios servida na grande travessa. Pode parecer estranho para alguns, mas muitas casas também servem o prato na ceia de Natal. Os molhos caprichados e ingredientes de primeira tornaram o hábito tão natural quanto o de comer peru com farofa.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Na família da economista Patrícia Brenha, a lasanha apareceu no cardápio como opção para um primo que não comia carne animal, e virou tradição. “Nossa receita leva molho branco, cenoura, abobrinha e vagem", diz. Mesmo com presunto, chester e outras opções típicas do Natal à mesa, todo mundo ataca o prato de massa e legumes. A estudante Paula Martins é outra que cresceu comendo lasanha na ceia. A clássica receita com molho à bolonhesa é exigência do patriarca da família, "Meu avô não deixa faltar e os outros convidados adoram."

A explicação para a lasanha fazer sucessos nas festas natalinas pode estar no fato de o prato ser o carro-chefe das reunião familiares, sinônimo de mesa cheia. “O melhor de tudo é que ela pode ser preparada com antecedência, assim ninguém fica preso na cozinha e todo mundo consegue curtir o encontro”, diz a chef Elisa Gorla, da lasanheria  La Tutti , em São Paulo. 

Para não fugir demais do tema, a dica é dar ares natalinos à receita. “Incrementar o molho com bacalhau, por exemplo, deixa a lasanha com jeito de festa”, explica a chef.  Depois, é só usar produtos de qualidade e caprichar no tempero que a noite promete ser das mais felizes.

RECEITAS

LASANHA DE BACALHAU
LASANHA TRADICIONAL
LASANHA DE FRANGO
LASANHA COM QUEIJO
LASANHA VERDE À BOLONHESA
LASANHA CLÁSSICA
LASANHA DE BERINJELA
LASANHA DE PANQUECA
LASANHA  À BOLONHESA
LASANHA DE ALCACHOFRA E GORGONZOLA
LASANHA DE ASPARGOS COM CREAM CHEESE

VEJA TAMBÉM: COMO TRANSFORMAR A LASANHA GOSTOSA EM PRATO FENOMENAL

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.