Cozinhe com refrigerante

Por Kike Martins da Costa , especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Vilã das dietas, a bebida gasosa e docinha pode ser aliada na hora de dar um toque diferente aos pratos

Ceviche com Fanta. Foto: DivulgaçãoCostelinha com Coca-cola. Foto: DivulgaçãoBolo de Fanta Laranja. Foto: Roberta D'AngeloBolo de Coca-Cola. Foto: Reprodução

A esmagadora maioria dos chefs de cozinha acostumados a trabalhar com alta-gastronomia torce o nariz para os refrigerantes, mas existem alguns profissionais que sabem tirar proveito dessas bebidas adocicadas para incrementar algumas de suas receitas prediletas.

Donas de casa há muito tempo usam guaraná para preparar a massa de pasteizinhos de forno, banqueteiras recorrem aos ice teas com sabor de pêssego para marinar presuntos antes de assá-los e algumas doceiras usam os refrigerantes tipo citrus para elaborar mousses ou espumas com um toque azedinho. Há também quem use os “refris” no preparo de bolos, como já publicamos aqui anteriormente.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Se você é uma dessas pessoas sem preconceitos ou receio de fazer uso de ingredientes de baixo apelo gourmet para o preparo de saboroso pratos, dois chefs paulistanos ensinam a seguir as receitas de uma deliciosa costelinha com molho de Coca-Cola e de um ceviche com batatas doces embebidas em Fanta laranja.

Na costelinha criada por Daniel Oppenheim, do restaurante Mobili, a Coca-Cola entra para ajudar a marinar a carne, deixando-a temperada e macia. Seu sabor de caramelo casa muito bem com o da carne de porco. Já no ceviche de Dagoberto Torres, do Suri Ceviche Bar, o refrigerante de laranja serve para acrescentar ainda mais uma nuance cítrica ao sabor do prato e para emprestar um tom alaranjado às batatas doces.

Aprenda as receitas e execute-as em casa. Bom apetite!

RECEITAS
COSTELINHA COM MOLHO DE COCA-COLA
CEVICHE COM BATATA DOCE EMBEBIDAS EM FANTA LARANJA  

OUTRAS RECEITAS
PÃO-DE-LÓ DE FANTA 
BOLO DE COCA-COLA
BOLO DE GUARANÁ 

Leia tudo sobre: pratos com refrigeranteFantaCoca-cola

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas