Pão de mel no copinho

A delícia pode ganhar novos formatos e se transformar até em presente açucarado

Ana Lucia Silva , especial para o iG São Paulo |

Edu Cesar/Fotoarena
Pão de mel no copinho: prepare e devore

Massa escura e perfumada, recheio de doce de leite e cobertura de chocolate é a fórmula mais básica de um bom de mel. A montagem de bolo, recheio, bolo e cobertura dos tijolinhos quadradinhos ou em formatos circulares são uma delícia e não são difíceis de serem encontrados por aí.  O doce é sucesso que agrada os pequenos e os grandões. Mas você sabe como prepará-lo? E que tal aprender a fazer e já inovar na sobremesa?

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O iG Comida convidou a chef Ariana Pazzini, dona da A Casa Encantada, para preparar o bolinho que é uma de suas especialidades. "Quando eu abri a loja, a ideia inicial era a especialização em brigadeiros gourmet, mas o pão de mel surpreendeu. É uma receita que eu faço desde criança e que virou sucesso", diz Ariana

Edu Cesar/Fotoarena
Ariana Pazzini, a chef da A Casa Encantada

Em potinhos bem fechados e esterilizados, o doce fica bonito, diferente, fácil de carregar e mantém as propriedades por até sete dias.

Para garantir que o potinho esteja pronto para o uso, a chef ensina como prepará-lo. "Coloque no fundo de uma panela ou tacho grande o suficiente para não precisar empilhar nenhum pote, um pano de prato limpo. Disponha os vidros sobre eles e complete com água até que todos estejam submersos. Após a água entrar em ebuliçao conte 10 minutos, retire e deixe secar naturalmente. Não esqueça de esterilizar as tampas do mesmo jeito. Se elas forem de plástico bastam 5 minutos", explica.

Se você não quiser ou não tiver potinhos, é possível fazer de outros modos. "Dá para fazer em travessas, em um único bolo, em xícaras, copo de cachaça, em forminhas de cupcakes ou minicupacakes e também no formato tradicional", comenta Ariana.

VEJA AQUI O PASSO A PASSO DO PÃO DE MEL NO COPINHO

Outra dica é transformar o pão de mel em cake pop. "Quando você esfarelar a massa do bolo para preparar os potinhos, deixe os pedaços menores e adicione 1/2 lata de doce de leite", ensina Ariana.Depois, é só apertar a massa com as mão, dar o formato e banhar no chocolate.

Para incrementar o recheio, Ariana gosta de usar nozes, mas é possível dar outros toques, como trocar o mel por melaço de engenho e adicionar outras frutas secas. Confira nosso passo a passo e corra para cozinha.

VEJA TAMBÉM: BOLINHO DE CHUVA

VEJA TAMBÉM: PALHA ITALIANA

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG