Batatas em 13 versões

Confira a versatilidade do ingrediente e varie o cardápio

Ana Lucia Silva , especial para o iG Comida

A batata é um ingrediente versátil que pode ser frito, assado, cozido ou se transformar em purê. Foto: Edu Cesar/FotoarenaQuem resiste aos palitos crocantes? Na foto, batatas palito fritas . Foto: Edu Cesar/FotoarenaBatata recheada: inove mudando o sabor do recheio. Foto: igA maionese aioli guarnece as espanholas batatas bravas. Foto: DivulgaçãoBatata palha para deixar saladas mais crocantes, acompanhar estrogonofes ou cachorros-quentes . Foto: Edu Cesar/FotoarenaPurê de batata: pode ser simples ou  incrementado com queijos . Foto: Trícia Vieira/ FotoarenaAs batatas chips dão crocância a combinação de carne e farofinha . Foto: Edu Cesar/Fotoarena

Salve o agrônomo Antoine Parmentier que popularizou a batata ainda na França do começo do século 19 e fez com que ela deixasse de ser um alimento de segunda classe para se tornar um dos itens básicos da alimentação mundial. Queridinha entre os acompanhamentos, dá para servir batata frita, assada, com casca, sem casca e outra infinidade de modos de preparo.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

A chef Lia Tullman, do Bibi Gastronomia, e o chef Ernestino Gomes Pontes, da Tasca do Zé e da Maria, explicam um pouco mais sobre a versatilidade das batatas para você conhecer as possibilidades e variar o menu.

Batatas bravas
Cilindros de batata são fritos e ganham coberturas de molho picante, em geral aioli incrementado com uma pimentinha. A entrada espanhola é famosa e faz companhia aos pintxos e tapas.

VEJA MAIS: RECEITA DE BATATAS BRAVAS

Batata ao murro
É uma receita portuguesa com certeza e par perfeito do bacalhau. A batata é pré-cozida com casca e depois de escorrida ganha um soco, literalmente, para receber sal grosso, manteiga e ervas.

Batata sauté
Uma das preparações mais clássicas de batata, o ingrediente é salteado na manteiga com ervas e fica com sabor delicado. Bom para acompanhar peixes.

Batata rústica
Frita com a casca e tudo, é uma batatinha com sabor mais pronunciado que funciona bem como entrada ou acompanhando um bifão.

Batata frita
Você pode escolher entre as combinações arroz-feijão-bife-e-batata frita ou hambúrguer-e-batata frita, mas não há quem resista. Existem vários truques para deixá-la sequinha e crocante. Ainda dá para variar o formato e transformá-la em chips, cortando a batata mais fina, ou palha, cortando em tirinhas finihas. Confira o passo a passo com todas as dicas.

VEJA TAMBÉM: BATATA PALHA E TRADICIONAL PASSO A PASSO 

Batata souflê
A preferida dos acompanhamentos da parrillas argentinas, o modo de preparo pode ser um mistério. O que fazer para manter uma batata estufadinha e sequinha ao mesmo tempo? Corte a batata (asterix, de preferência) no sentido de seu comprimento com a ajuda de um mandolim (cortador que ajusta a espessura do corte) e frite em óleo não muito quente. Escorra e congele. Depois de três horas, enxugue e frite em imersão no óleo quente (200ºC).

Batata duchesse
Para fazer diferente e dar um acabamento ao prato, esse tipo de preparo é uma boa opção. Cozinhe as batatas com casca e faça um purê bem fino, usando um amassador que deixe sem pedaços. Com o fogo desligado, misture manteiga, uma gema e noz moscada. Finalize fazendo pequenos “suspiros” com o saco de confeiteiro e asse até dourar.

Batatas douradas
São ótimas coadjuvantes. É só cozinhar batatas fatiadas em lâminas ou batatas bolinhas inteiras, sem casca, até ficarem amolecidas. Finalize fritando em frigideira rasa, com manteiga, sal e salsinha.

Latkes de batata
As batatas ficam com formato de bolinho nessa preparação de origem judaica. Rale a batata crua em um ralador grosso, acrescente ovos batidos, sal e pimenta e frite em colheradas. É irmã da batata rosti, só que mais fina.

Batata rosti
Esse preparo é típico da Suiça e é feito com a batata pré-cozida com casca ralada e frita. Depois é só encher a frigideira e dar uma apertadinha para ganhar forma. Serve a até como acompanhamento de fondue.

Batata provençal
Essa preparação mais rústica leva bastante alho para dar sabor. Coloque a batata com casca, sal, pimenta e tomilho e leve ao forno a 180°C. Para incrementar, adicione shitake passado na manteiga e sal.

Batata recheada
Como acompanhamento de carnes ou prato principal, as batatas podem ganhar os mais variados recheios. Asse as batatas asterix em papel alumínio e depois corte em direção ao comprimento e coloque o que mais lhe agradar no meio.

LEIA MAIS: DICAS PARA FAZER BAKED POTATO

Purê
Nada de comida de doente. Amassar as batatas cozidas e incrementar com leite e queijo já faz de um simples purê um grande atrativo para o prato. 

VEJA TAMBÉM: COMO FAZER O PURÊ DE BATATA PERFEITO

Dicas para deixar suas batatas ainda mais gostosas:

- Use sempre um ingrediente de qualidade e a batata certa para cada tipo de preparo
- Mantenha as batatas guardadas fora da geladeira
- Ao cozinhar as batatas, não usar água fervente. Os tubérculos precisam começar o cozimento em água fria ou em temperatura ambiente
- Lave bem as batatas antes de cozinhar se for utilizá-las com casca
- Dê preferência a temperos básicos, que farão das batatas um acompanhamento perfeito para qualquer tipo de carne: sal, azeite de oliva, pimenta-do-reino

VEJA TAMBÉM: APRENDA A FAZER BATATAS MAIS GOSTOSAS 

VEJA TAMBÉM: TUDO SOBRE BATATA 

Leia tudo sobre: batata

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG