Ceviche é prato simples, gostoso e cheio de tradição

Por Roberta Malta , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Preparar ceviche é tão rápido quanto devorá-lo. Conheça receitas e curiosidades

Degustação de ceviches do restaurante La Mar São Paulo
Divulgação
Degustação de ceviches do restaurante La Mar São Paulo

Peça para qualquer peruano definir seu País e ele vai dizer: ceviche. Ali, a receita de peixe cozido no limão durante meros cinco segundos, temperado com pimenta ardida, cebola roxa e coentro, é símbolo de um povo que tem a comida como emblema. Confira curiosidades, dicas de preparo ediferentes versões do prato.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

- Como não precisa de fogo, o ceviche é receita típica de pescadores. No próprio barco, eles cortam o peixe, temperam e comem. Mas, há cerca de dez anos, o prato invadiu as mesas aristocráticas e as cevicherias pipocaram por todo o Peru.
- Como são degustados crus, pescados fresquíssimos são pré-requisito da receita. Por conta disso, os peruanos só comem ceviche durante o dia. Para eles, servir o prato à noite soa tão estranho quanto, para um paulistano, pedir pizza no almoço.
- Da mesma maneira que o brasileiro marca de "tomar um café" ou "um chope", "comer um ceviche" é pretexto para encontros informais entre os peruanos.
- O caldo resultado do tempero do ceviche chama-se leite de tigre. Segundo a lenda peruana, quem o consome ganha a força do animal.
- Antigamente, era hábito deixar o peixe em marinada por até cinco horas. Hoje, a tendência é temperar e comer imediatamente.
- O ceviche tradicional é servido com choclo (tipo de milho, mais claro e maior do que o brasileiro) e camote (espécie de batata cor de laranja).

VEJA AQUI A RECEITA DE LEITE DE TIGRE

No ceviche peruano não pode faltar choclo (tipo de milho) nem camote (espécie de batata cor de laranja)
Roberta D'Angelo
No ceviche peruano não pode faltar choclo (tipo de milho) nem camote (espécie de batata cor de laranja)

- Os peixes mais indicados para o preparo são linguado e bonito, mas qualquer pescado ou fruto do mar pode virar ceviche.
- A parte do peixe usada no preparo é o lombo, mais suculenta do que as demais.
- Se for preparar a receita em grandes quantidades (para servir numa festa, por exemplo), acrescente cubos de gelo feitos de caldo de peixe. Eles conservam o prato sem deixá-lo aguado e diminuem o ritmo da cocção.
- Drinques peruanos como o pisco sauer são ótimos para acompanhar ceviches, mas cerveja também harmoniza bem com o prato.

RECEITAS
CEVICHE CLÁSSICO
CEVICHE MISTO
CEVICHE CHIBA

FAÇA TAMBÉM: PISCO SAUER

APRENDA: O BE-A-BÁ DA HARMONIZAÇÃO COM CERVEJAS

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas