Receitas diferentes com panqueca

Por Júlior Milério, especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

A tradicional massa leve e fininha em preparos que fogem do tradicional

Muitos países do mundo comem panqueca. Nos Estados Unidos, por exemplo, as grossas fatias besuntadas com manteiga ou mel são servidas no café da manhã. Na Rússia, pequenos círculos vão à mesa com caviar e creme azedo. No Brasil, em geral, são recheadas de carne moída e gratinadas no forno. No iG Comida viram cones com mortadela, envelopes com geleia e até lasanha.

A receita básica de panqueca pode receber recheios variados. Foto: Thinkstock/Getty ImagesEla pode ser servida com recheios doces e salgados. Foto: Edu CesarA receita básica também pode ganhar toques mais saudáveis ao usarmos banana na massa. Foto: DullaPanqueca de cogumelos. Foto: DullaPanqueca de carne moída. Foto: DivulgaçãoO recheio pode ganhar até saladas variadas. Foto: Edu Cesar/FotoarenaLasanha de panqueca. Foto: Edu Cesar/FotoarenaPara dar um toque diferente, amarre as panquecas com a cebolinha para formar uma trouxinha . Foto: Dulla



“Para saborear panquecas o que manda é a criatividade”, diz Paula Labaki, do Lena Labaki Catering. Foi ela quem criou essas gostosuras para o iG Comida. “Com recheios doces ou salgados, tudo fica gostoso”, afirma a chef.

Acertar o ponto dos discos não é difícil. "A massa deve estar bem líquida e precisa ser preparada em fogo baixo", diz. "Tem que escorrer pela frigideira antes de endurecer. E se o gás estiver alto, frita rápido demais”, afirma. Outra sugestão da chef é passar manteiga ou óleo na frigideira com um papel absorvente. “Assim, a receita não gruda nem encharca.” E nada de deixar de servir panquecas porque não tem uma panquequeira. “Com a ajuda de uma espátula dá para controlar o ponto e virar a massa sem dificuldade”, diz Paula.

VEJA TAMBÉM: NO BRASIL, PANQUECA É PRATO PRINCIPAL

A última dica é colocar pouco sal na massa para ela não brigar com os recheios. Quem quiser fazer uma receita grande e congelar parte dela também pode. “Dura até três meses no freezer.” Embora seja bem difícil sobrar alguma coisa com os pratos que Paula criou.

RECEITAS
PANQUECA BÁSICA PASSO A PASSO
LASANHA DE PANQUECA PASSO A PASSO
CONES DE PANQUECA
MINICREPES COM GELEIA
PANQUECA DE CARNE MOÍDA
PANQUECA AMERICANA (DOCE)
PANQUECA DE BANANA
PANQUECA DE ESPINAFRE COM RECHEIO DE RICOTA

Leia tudo sobre: panquecapasso a passomassasprincipais

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas