Comemore o Dia do Hambúrguer

Por Ana Lucia Silva, especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Confira 12 receitas para preparar em casa sua própria versão do lanche mais querido do universo fast food

Os amantes de um bom hambúrguer podem aproveitar a data e a desculpa – como se alguém precisasse de uma – para comer o sanduíche. Hoje, dia 28 de maio, é o Dia Internacional do Hambúrguer. De carne, frango ou até vegetariano, incrementado com cebola, molho, catchup, o pão fofinho com carne suculenta é sucesso em qualquer canto do mundo.

Criado em Hamburgo, na Alemanha, como um bolinho feito com carne moída temperada e frita, esse sanduíche nasceu há muitos e muitos anos. Estudiosos afirmam que a receita teria sido trazida dos países bálticos onde a mistura de carne e tempero era ingerida crua, assim como um steak tartar.

Hambúrguer com queijo da Serra da Canastra, do Santé! Bar e Empório, em São Paulo. Foto: DivulgaçãoCheese salada com hambúrguer de picanha, do Milk & Mellow, em São Paulo. Foto: Mauro Holanda / DivulgaçãoHambúrguer com cebolas e cogumelos . Foto: DullaHambúrguer de cordeiro com pasta de grão-de-bico . Foto: DullaHambúrguer do 210 Diner, de Benny Novak: carne de qualidade moída na hora para formar um disco de 250 gramas. Foto: DivulgaçãoHambúguer de miojo. Foto: Edu CesarHambúrguer de frango. Foto: DivulgaçãoHambúrguer vegetariano. Foto: DivulgaçãoHambúrguer de linguiça calabresa. Foto: Photo 5/DivulgaçãoHambúrguer defumado com bacon do restaurante Rothko. Foto: Gladstone Campos/DivulgaçãoHambúrguer de pernil com cebola refogada. Foto: DivulgaçãoPão de hambúrguer e de cachorro quente. Foto: Dulla

A forma conhecida hoje com a carne suculenta recheando um pão macio foi uma invenção dos norte-americanos do quitute trazido pelos imigrantes alemães. O hambúrguer teria sido inventado no século XIX e, com o passar do tempo, se tornou o rei do fast food.

Comemoração em casa
Preparamos uma seleção de receitas que vão agradar a todos, incluindo uma opção de pão para fazer em casa e ideias de molhos e acompanhamentos clássicos de hamburgueria, como batatas fritas crocantes, onion rings douradinhas e até catchup caseiro.

RECEITAS
CHEESEBURGUER DE PICANHA
HAMBÚRGUER COM QUEIJO DA SERRA DA CANASTRA
HAMBÚRGUER COM CEBOLAS E COGUMELOS
HAMBÚRGUER DE CORDEIRO COM PASTA DE GRÃO-DE-BICO
HAMBÚRGUER DE PERNIL COM CEBOLA REFOGADA
BURGUER
CHEESEBURGUER NO PÃO DE PIZZA
MINIHAMBURGUER COM SALADA DE CUSCUZ
HAMBÚRGUER VEGETARIANO

Pão de hambúrguer quentinho e caseiro, não tem melhor
Dulla
Pão de hambúrguer quentinho e caseiro, não tem melhor

PÃO DE HAMBÚRGUER
MOLHO TÁRTARO
CATCHUP CASEIRO 

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK 

Confira: Dez dicas para o hambúrguer bem-feito
Veja: dicas da Alessandra Blanco para fazer hambúrguer caseiro
Para os vegetarianos: hambúrguer de tofu
Aprenda: molhos para incrementar seu hambúrguer 
Veja também:como fazer a batata frita perfeita
E mais: onion rings crocantes

Leia tudo sobre: dia do hambúrguerhambúrguerreceita

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas